Evolve Fitness Concept

TONTURAS NO EXERCÍCIO FÍSICO

Tontura é o termo que damos à sensação de fraqueza ou desmaio, desequilíbrio e até mesmo vertigens, no caso da pessoa sentir o meio onde está a mover-se.
No exercício físico devemos ter em conta esta situação, não só pelo impedimento de um bom desempenho como pelo risco de quedas e acidentes, principalmente se a pessoa já tem tendência a ter tonturas.

São vários os factores que podem desencadear tonturas:

- Hipoglicémia (diminuição do açúcar no sangue)
Algumas pessoas após um período de jejum prolongado, ao praticarem um esforço físico de média ou grande intensidade podem apresentar sinais de hipoglicémia, que só melhora após ingestão de alimentos.
- Hipotensão (diminuição da pressão arterial)
Causas como calor intenso, mudança brusca de posição ou até mesmo pessoas que por motivos clínicos fazem medicação para a tensão, podem desenvolver este sintoma.

- Desidratação
A ingestão adequada de líquidos antes, durante e após o exercício físico é fundamental, tendo em conta que através do suor iremos perder água corporal. A hidratação é essencial também para o crescimento e recuperação muscular bem como na própria perda de peso.

- Respiração inadequada
Qualquer actividade física requer do nosso organismo um maior aporte de oxigénio e uma respiração errada encurta o tempo de resistência física, aumentando o esforço necessário para a prática do desporto.

- Outros problemas clínicos
Como por exemplo problemas cardíacos, nos quais cada pessoa deve ser devidamente avaliada por um médico antes da pratica desportiva.


CONCLUSÃO

No caso de tonturas devemos tomar as seguintes precauções, parar de imediato o exercício físico, procurar um lugar arejado e descansar, tentando identificar a causa da tontura. Respirar com calma.
Se hipotensão, colocar a cabeça entre as pernas ou deitar-se com as pernas levantadas. Caso necessite, beba água ou uma bebida isotónica. Se estiver em jejum comer algum alimento. Se for diabético poderá também estar com hipoglicémia.
Procure ajuda médica caso a tontura não passe ou venha associada a outros sintomas, como dores no peito, palpitações cardíacas, dificuldade em mover um braço ou perna, visão turva ou alteração na fala.