Evolve Fitness Concept

OS BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO PARA A PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

Segundo o núcleo Health & Care (2016) e a plataforma Sage (2015), para além de todas as vantagens afetas à prática de exercício físico regular, esta é ainda benéfica para o aumento da produtividade no trabalho que, ainda que seja necessário, pode representar uma fonte de stress e de outros fatores negativos. Apresentamos as 4 principais razões por que deve praticar exercício físico a par do trabalho:

1.       Redução do Absentismo e Presentismo

As faltas justificadas por doenças que podem ser um efeito direto do sedentarismo ou da adoção de más posturas no trabalho ocorrem frequentemente, bem como a diminuição do ritmo de trabalho devido a dores com a mesma origem.

Com a prática de exercício físico os trabalhadores serão capazes de aliviar a tensão gerada pelo trabalho e, por conseguinte, faltarão menos e serão mais produtivos.

2.       Diminuição do Stress no Trabalho

O exercício físico, por defeito, auxilia na libertação das tensões do dia-a-dia e tende a estimular a libertação da hormona da felicidade – a serotonina. Portanto, o trabalhador que escolhe fazer exercício será menos propenso ao stress causado por situações profissionais.

Menos stress, mais produtividade!

3.       Melhorias na Motivação

Contrariamente ao que se pode pensar, a prática de atividade física não esgotará a energia corporal, irá, pelo contrário, ter efeitos positivos na motivação e disposição dos indivíduos que, por conseguinte, irá torná-los mais disponíveis para o trabalho.

4.       Valorização da Empresa e Menos Rotatividade

Empresas que valorizam a saúde dos seus trabalhadores serão sempre empresas que, em retorno, serão também valorizadas pelos seus colaboradores que terão o desejo de construir uma relação duradoura. Posto isto, não é só do interesse do trabalhador manter-se ativo fisicamente, é também do interessa da empresa!

Perante todas estas vantagens, torna-se inegável que o facto de trabalhar deve ser a justificação ideal para praticar exercício físico e não o contrário. Melhore a sua eficácia e, sobretudo, a sua saúde. Venha treinar connosco!

 

Duarte Encarnação