Evolve Fitness Concept

BENEFÍCIOS DAS ATIVIDADES FÍSICAS NA SÍNDROME DE ASPERGER

A Síndrome de Asperger (SA) é uma perturbação do espetro do autismo, que se caracteriza por haver uma alteração no desenvolvimento do cérebro que vai afetar os indivíduos ao nível das interações socias, comunicação e comportamento. Ainda é desconhecida a causa da doença, todavia acredita-se que esta pode derivar de fatores genéticos.  Esta é mais comum em homens do que em mulheres. Em Portugal estima-se que existam 40000 casos de pessoas com esta doença.

Os indivíduos portadores desta doença têm normalmente inteligência (QI) média ou acima da média, demonstram dificuldade em criar empatia com os outros, em iniciar uma conversa, em compreender indicações simples, exibem comportamentos rotineiros e têm interesses particulares. Estes necessitam de ter uma rotina diária coerente e imutável. Qualquer pequeno imprevisto pode causar-lhes uma grande ansiedade. Estes isolam-se socialmente, tornando-se cidadãos sedentários, consequentemente apresentam dificuldade de coordenação motora.

A atividade física e o desporto podem ter um papel fundamental na melhoria destes comportamentos. Assim, se uma criança com SA iniciar desde cedo a prática de um desporto coletivo, terá de socializar com colegas e aprender a trabalhar em equipa.

Crianças com SA quando submetidas a um programa de treino apresentam melhoria do comportamento antissocial (Pan, 2010).

Um professor/treinador deve adotar, com estas crianças instruções objetivas, nunca utilizar expressões em sentido figurado. As atividades realizadas devem focar-se no trabalho de autoconfiança e autoestima e centrar-se nas tarefas coletivas, de modo a enfatizar a socialização com os colegas. Estes devem trabalhar com os alunos a psicomotricidade e, à medida que os treinos se vão realizando, ir gradualmente colocando obstáculos diferenciados, de forma a ajudar a criança a superar as dificuldades que tem perante as mudanças de planos.

Se tens algum familiar ou amigo que sofra desta patologia e queres ajudá-lo, não deixes que este se isole em casa contacta-nos. Teremos todo o gosto em arranjar o programa ideal, para que este se sinta integrado e motivado em realizar atividade física.

 

Ana Rita Cativo