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RESPIRAÇÃO E O EXERCÍCIO FÍSICO

“Respirar é o primeiro ato da vida e o último. Nossa própria vida depende disso. Já que não podemos viver sem respirar, é tragicamente deplorável observar os milhões e milhões que nunca aprenderam a dominar a arte da respiração correta.” Joseph Pilates.

Infelizmente nos dias que correm, a maior parte das pessoas do planeta esqueceram-se de como se respira correctamente e principal causa disso é o stress diário devido às preocupações, responsabilidades, trabalho, etc. Existem pessoas que passam meses sem fazer uma inspiração profunda, outras só o fazem quando vão no médico de família, e quando menos esperam dão por elas cheias de dores de cabeça, enxaqueca, tensão nos músculos e muito mais, só pelo simples facto de não respirarem adequadamente.

Respirar adequadamente não só nos deixa mais aptos a continuar em um ritmo forte por mais tempo, como também nos acalma, deixando que o exercício cumpra de maneira integral a sua função de promover a saúde. De fato, a respiração é vital para o nosso corpo e para a nossa sobrevivência, pois é através desta que oxigenamos o nosso organismo, levamos os nutrientes para as células, recarregando os níveis de energia e libertamos o dióxido de carbono.

Uma respiração adequada durante o exercício traz enormes benefícios, entre eles a redução de tensão nos músculos respiratórios, ansiedade, promove a sensação de relaxamento, melhora a concentração e o foco, amplia a perceção, aumenta a performance e ajuda a reduzir os níveis de stress.

 A respiração abdominal lenta contribui para a diminuição da atividade do sistema nervoso simpático (Joseph), reduzindo a tensão no músculo respiratório, diminuindo os níveis de ansiedade e promovendo sensação de relaxamento (Boyer).

A respiração diafragmática é considerada a forma mais saudável de respirar e é uma das formas mais simples. Além disso, a respiração pelo diafragma é considerada a mais efetiva das técnicas que gere o nível de stress, reduzindo e controlando os períodos de ansiedade e crises de pânico (Joseph, Boyer, Van).

Uma respiração ideal é feita pelo nariz pois o ar entra quente e húmido no pulmão. A respiração durante o exercício requer uma ventilação maior, especialmente quando se trata de exercícios mais intensos. Muitas vezes, durante o exercício o nariz não é capaz de ventilar sozinho e consequência dessa incapacidade é porque nós fazemos a respiração pela boca, o que por vezes pode causar alguma dor e desconforto. 

CONCLUSÃO

 A respiração durante o exercício quando feita corretamente auxilia de forma efetiva o seu desempenho como também auxilia no bem-estar e relaxamento. O músculo diafragma possui uma função muito importante na respiração e também na ativação do core e no auxílio à estabilização da coluna. Sendo assim fundamental para uma melhor postura durante os exercícios e bem estar de um modo geral.

Viviano Rocha