Evolve Fitness Concept

EXCESSO DE PESO E OBESIDADE INFANTIL

Um dos maiores problemas da sociedade e que se tem agravado nos últimos anos prende-se com as taxas de obesidade que se observam entre a população mundial (Alvarez, 2008) e também se verifica que este problema começa em idades cada vez mais baixas (Cole, 2000). Entenda-se por excesso de peso, a condição de quem tem o Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 25kg/m2 e a obesidade como uma doença crónica característica de quem tem um IMC igual ou superior a 30 kg/m2 (World Health Organization, 2002).

A obesidade infantil, juntamente com as suas consequências prejudiciais para a saúde, está rapidamente a tornar-se um dos problemas mais preocupantes para a sociedade (Alvarez, 2008). Por este excesso de peso e a obesidade estarem ligados a uma acumulação excessiva de gordura, estas realidades acarretam outros problemas, nomeadamente o aumento do risco de contração de doenças coronárias, e estão frequentemente ligadas a hiperlipémias/dislipidémia, diabetes, hipertensão e arteriosclerose (Alvarez, 2008). A obesidade é mesmo considerada um fator de risco cardiovascular positivo.

Os níveis reduzidos de atividade física e valores elevados de sedentarismo poderão ter parte da responsabilidade no que respeita ao desenvolvimento da obesidade, bem como uma alimentação descuidada.
Cuide de si e dos seus filhos, procure um profissional que possa ajudar a melhorar os hábitos e estilo de vida de toda a sua família!

Mafalda Botelho