Evolve Fitness Concept

DEPRESSÃO E O EXERCÍCIO FÍSICO

Sabemos hoje em dia que depressão é uma das condições de saúde mental mais comum na nossa sociedade, afectando mais de 264 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A depressão é uma condição que pode causar sentimentos duradouros e de tristeza vazio, provocando uma falta de energia e diminuição da capacidade de concentração. Por esses motivos, a depressão pode ter um grande impacto na qualidade de vida.

Embora alguns tratamentos farmacológicos possam ajudar no tratamento da depressão, é importante descobrimos alternativas mais naturais de ajudar e aliviar os sintomas para nesta doença.

Vários estudos têm vindo a observar quais os efeitos do exercício na depressão, e os investigadores têm vindo a descobrir que, em geral, o exercício físico serve de tratamento para a depressão. Nestes estudos, observa-se que exercício aeróbico regular de intensidade moderada teve um efeito antidepressivo significativo em pessoas com depressão e transtorno depressivo maior. Estes estudos vem a indicar ainda mais  que o exercício leva a uma probabilidade  maior de remissão da depressão em comparação com o tratamento usual de uma pessoa.

Como os tratamentos farmacológicos regulares para a depressão podem ser mais agressivos, o exercício pode ser uma boa opção para pessoas que não podem tomar certos medicamentos - como mulheres grávidas, mulheres que amamentam e adolescentes - e para aqueles que consideram esses efeitos intoleráveis.
O exercício também parece desempenhar um papel no alívio de alguns dos principais sintomas da depressão, como melhorar o humor, prazer na vida, reduzindo pensamentos negativos.
Além disso, as pessoas que praticam exercícios físicos regularmente têm um risco reduzido de episódios de depressão, o que significa que o exercício pode ajudar na prevenção de episódios deste tipo.
É necessário que procure o estilo de vida mais adequado para evitar de alguma forma este tipo de doenças, e praticar exercício físico adequado e individualizado é de extrema importância. Solicite sempre um acompanhamento mais personalizado para que o seu estilo de vidas seja o melhor possível. Conte connosco para vos ajudar e motivar.

Francisco Magalhães