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EMAGRECER EM CASA? SERÁ POSSÍVEL?

Nos dias de hoje deparamo-nos num período de confinamento. Esta “guerra” silenciosa, limita-nos aos espaços das nossas casas, apenas podemos sair em casos de 1º necessidade como deslocarmo-nos para o trabalho, comprar comida ou fármacos.

A correria do dia a dia, que antes nos permitia trabalhar, exercitar o nosso corpo e a mente, cuidar das nossas famílias, divertir-nos com os nossos amigos, transformou-se na paz das nossas casas, onde os dias são mais longos, o isolamento social é obrigatório e a nossa mente e o corpo deparam-se com o desafio de se manterem sãos e saudáveis. Estamos assustados, na constante questão de quando poderemos voltar às nossas vidas normais e como vai ser este regresso?

Cabe a cada um de nós decidir se escolhe ultrapassar por esta fase de cabeça erguida ou se opta por ceder á inatividade, ao sedentarismo e á desmotivação.

Se por um lado estar em confinado em casa é um motivo para ter mais tempo para assistir séries, programas de televisão e cozinhar refeições calóricas, também é motivo para:

1.       Passar tempo em família, realizando atividade física em conjunto;

2.       Programar a ementa para a semana, escolhendo alimentos frescos e saudáveis;

3.       Fazer atividade física de forma consistente e consciente

Se antes se desculpava sobre as opções de refeições rápidas, e inatividade física porque não tinha tempo, agora não existe mais desculpas (e acredite que eram mesmo desculpas, porque só não fazemos o que não queremos).

Tanto para quem já fazia atividade física como para quem gostaria de começar, mas nunca teve coragem para tal, é esta é altura certa! E porquê?

- Porque tem mais tempo

- Porque a sua família pode ajudá-lo(a) a concretizar os objetivos consigo

- Porque a sua alimentação pode e deve ser mais cuidada

- Porque precisa de voltar a sentir-se vivo, e atividades físicas como sessões agudas de exercício melhoram os estados de humor, visto que diminuem sentimentos de ansiedade, depressão, raiva e aumentam os sentimentos de excitação, energia e estado de alerta. (Werneck & Navarro, 2011)

Chega de desculpas, emagrecer em casa é possível! Não precisa obrigatoriamente de uma passadeira para o fazer, nem de passar horas a caminhar, necessita sim de um planeamento de treino adaptado e individualizado aos seus objetivos.

Sabe-se que o exercício físico associado a uma dieta baixa em calorias (800 kcal/ dia) é mais eficiente que uma destas estratégias isoladas, em virtude de este facilitar a manutenção da MCM (massa corporal magra) juntamente com o emagrecimento. Para a perda de peso, é importante a quantidade total de energia gasta durante as 24 horas do dia e não apenas qual o substrato que é utilizado durante o exercício; o que justifica a maior eficiência dos exercícios executados em intensidades maiores (aproximadamente 70% do VO2 máximo). (Hauser et al., n.d.)

Se deseja emagrecer ou perder gordura localizada, procure um profissional especializado, pode contar comigo para o acompanhar e mostrar-lhe o caminho para atingir o seu objetivo de forma eficiente e saudável.

Obrigada

Bons treinos

Carolina Coelho