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COMO TREINAR DEPOIS DO ISOLAMENTO SOCIAL?

Durante isolamento social, muitos indivíduos alteraram as suas rotinas alimentares. As mudanças conducentes, ao nível do local de trabalho e horários influenciam a maneira como as pessoas se alimentam. As pessoas compraram maior quantidade de alimentos com grande prazo de validade (cheios de conservantes) e menos alimentos frescos e verduras, dado que tentam deslocar-se menos vezes aos mercados e supermercados, com medo do contágio por parte do covid-19. O tempo disponível para a ingestão das refeições também aumentou e, consequentemente, a predisposição para ingerirem maior quantidade de alimentos é acrescida.

Neste confinamento as pessoas aproveitaram para confecionar grande número de receitas que já não faziam há algum tempo ou que nunca tinham realizado, tais como bolos e pão.

A utilização de roupa confortável durante o confinamento ajuda a camuflar os quilinhos a mais conduzindo ao desleixo.

Apesar de ter sido aconselhado pela Direção Regional de Saúde as saídas higiénicas para a prática de atividade física durante o isolamento, muitos indivíduos, por preguiça e desmotivação não o fizeram. Muitos indivíduos com quem dialoguei, explicitam-me que, foi bastante difícil treinar em casa, visto que as distrações foram muitas e a vontade e estado de espírito não ajudaram.

Passados dois meses desde o início do isolamento social, chegou a altura que todos ansiávamos, a permissão para sair, voltar a frequentar os locais que tanto gostávamos e aproximarmos daqueles que tantas saudades tínhamos, com as devidas precauções. Chegou a hora de cessar o confinamento e com o regresso da rotina de trabalho e perceção de que se está com uns quilos a mais, surge a vontade de mudar. Enquanto Personal trainers aconselho que:

- Não comece a treinar de forma obcecada;

- Deve ser acompanhado/a por um profissional do exercício;

- Deve dosear uma alimentação saudável com o exercício físico;

- Deve criar uma rotina saudável de treino;

- Deve estabelecer objetivos alcançáveis;

- Deve incentivar os seus familiares mais próximos a adotar uma vida saudável;

Atualmente são permitidas aulas no exterior, em grupos de até cinco pessoas, com as devidas precauções de distanciamento e higienização. Assim e dado que, o Verão está a chegar e o tempo quente já se instalou na nossa rotina diária, em que já só nos apetece rumar a uma praia e passar bons momentos à beira-mar, porque não, deixar de se esconder na sua roupa escura e apostar na melhoria da sua qualidade de vida, postura, mobilidade, autoestima e deixar para trás aquela moleza, juntando-se a um grupo de treino ou apostando no treino personalizado com um treinador. Aproveite a vida na sua plenitude e deixe de se retrair relativamente ao seu corpo.

Não deixe de cumprir com os seus objetivos. Fale connosco e verá que não se vai arrepender.

Ana Rita Cativo