Evolve Fitness Concept

IMPACTO DO ISOLAMENTO SOCIAL NA SAÚDE MENTAL

Será que o isolamento social poderá desencadear a degradação da saúde mental?

Alguns artigos explicitam que, o isolamento social influência a resiliência afetando a saúde mental. O isolamento demonstra-se como aliado crucial na proteção da nossa saúde física, impedindo o contágio pelo covid-19. Também é verdade que quanto mais tempo estivermos isolados maiores são os níveis de ansiedade, gerando insegurança, aumentando o risco de sofrermos doenças psiquiátricas. Diversos sintomas como: irritabilidade, mudanças de humor, medo e insónia, identificam-se como consequências a longo prazo de ausência de saúde mental. No contexto de isolamento, existe uma probabilidade acrescida de perturbações depressivas e, para além do stress associado ao receio de contrair a doença, existem ainda outros fatores que aumentam a vulnerabilidade psicológica das pessoas em confinamento. Refiro-me às dificuldades económicas decorrentes desta pandemia, nomeadamente ao risco do aumento do desemprego que está associado a um agravamento da saúde mental da população.

Assim, o exercício físico torna-se um brilhante aliado na luta contra as doenças do foro psicológico, aumentando a produção de hormonas e neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar geral. O exercício físico ajuda a reduzir o stress, a melhorar a qualidade do sono e é o melhor “medicamento” que um individuo pode “tomar” para melhorar a qualidade de vida e a promovendo a sua saúde.

O objetivo é exercitar o corpo, poderá realizá-lo através da limpeza da casa, a completar um objetivo de passos pela cidade, a realizar um treino de dez, vinte, trinta minutos em casa, a fazer arrumações nas prateleiras dos seus filhos, o importante é manter a mente arejada e limpa e, quando delinear o treino, deverá  preparar um plano em que inclua a prática de exercício físico, seja formal ou informalmente.  

Se tem dificuldade em estabelecer objetivos, em manter-se focado, em estabelecer uma rotina de treinos, eu tenho a solução para si, experimente treinar com um Personal Trainer, este ajudá-lo-á a manter-se focado e estará inteiramente disponível para encaminhá-lo para a melhor opção de treino. Não deixe que os pensamentos negativos, se incorporem na sua vida, tente contrariá-los através do melhor aliado, o exercício físico.

Ana Rita Cativo