Evolve Fitness Concept

BENEFÍCIOS DO TREINO CALISTÉNICO

De certeza que já ouvi falar de treino calisténico se é fã de desporto, mas será que sabe realmente em que consiste?

Este tipo de treino surgiu na Antiga Grécia com o objetivo de encontrar um equilíbrio físico e estético, a junção das duas palavras gregas, Kalos (Beleza) e Sthenos (Força), deram origem à palavra hoje mundialmente conhecida por calisténico. Este método de treino tem vindo a conquistar cada vez mais adeptos, e no ano passado apareceu em terceiro lugar nas tendências de fitness apresentadas pela ACSM (American College of Sports Medicine).

O treino calisténico, nada é mais do que usar o próprio peso corporal para realizar exercícios de força, resistência e agilidade. Não é necessário qualquer tipo de equipamento, no entanto uma barra fixa e umas paralelas ajudam bastante para fazermos elevações e fundos. Uma vez que só precisamos do nosso corpo para treinar, este tipo de treino pode ser feito em qualquer lugar, em casa, no jardim, na rua, etc.

Os exercícios mais conhecidos são, as flexões, abdominais, elevações, agachamentos e fundos, no entanto existe muito mais no mundo calisténico por explorar, um dos grandes objetivos deste treino é preparar o corpo para se auto suportar, (por exemplo o pino ou a bandeira humana).

Assim como qualquer atividade física bem feita, este tipo de treino pode trazer inúmeros benefícios para o nosso corpo e saúde, tais como:

Queima de calorias;

Aumenta a força física;

Aumenta a massa muscular;

Melhora a resistência;

Melhora a mobilidade;

Melhora o equilíbrio;

Melhora a flexibilidade;

Melhora a postura;

Melhora a consciência corporal;

Desenvolve a coordenação motora;

Reduz o percentual de gordura corporal;

Constrói um corpo simétrico e equilibrado;

Fortalece ossos e articulações;

Promove a sensação de bem-estar.

 

CONCLUSÃO

O treino calisténico é uma excelente forma de ganhar condição física, aumentar a massa magra, aumentar a resistência e a agilidade, promovendo ainda a queima de calorias, fácil e prático de fazer só com o peso do corpo e em qualquer lugar.

Contudo, é sempre bom relembrar que deve procurar um profissional qualificado e especializado na área, de modo a realizar os exercícios sob vigilância e de forma correta, com uma prescrição individualizada de acordo com as suas capacidades e necessidades, evitando assim lesões no futuro.