Evolve Fitness Concept

EXERCÍCIO FÍSICO E REABILITAÇÃO CARDÍACA

Não há dúvidas que o exercício físico melhora a qualidade de vida, por trazer consequências físicas e psicológicas. Previne doenças, otimiza o condicionamento físico e as funções cardíaca e muscular. Por outro lado, é muito importante especialmente para pacientes cardíacos, porque além dos benefícios cardiovasculares diretos, a atividade física alivia a ansiedade e o stress.

 Um programa de reabilitação cardíaca eficaz e seguro precisa ser fundamentado na avaliação contínua e objetiva das suas respostas. Cada alteração no programa de exercício do paciente precisa ser baseada em uma detalhada avaliação objetiva. A chave para conseguir resultados benéficos dos exercícios nos vários sistemas orgânicos é o planeamento e implementação de um programa de exercício aeróbio em termos de intensidade, duração e frequência.

 O exercício atua diminuindo a progressão da aterosclerose coronariana através da redução dos fatores de risco; normaliza o perfil lipídico, normalmente com aumento das HDL; Melhora a composição corporal (Menor massa gorda e mais massa magra); reduz as necessidades de insulina; possibilita melhor gestão e descarga de stress.

Luís Dinis