Evolve Fitness Concept

Cuide dos seus ombros

O complexo do ombro é uma área muito suscetível a lesionar-se porque carece de estabilidade estrutural, ao contrário do que acontece com outras articulações do nosso corpo.

Siga esta analogia: o ombro é como uma bola de ténis sobre um prato pequeno e a anca é como uma bola de golfe dentro de uma chávena de café. Por aqui é fácil perceber que o ombro tem mais mobilidade que a anca e menos estabilidade. Só assim seria possível alcançarmos algo em diferentes posições, rodar o braço, fazer um serviço de ténis, jogar golfe, etc.

Porque existe este défice em estabilidade é muito importante prescrever exercícios que representem um adequado desafio para as estruturas que estabilizam o ombro, neste caso os músculos.

Para a pessoa comum é difícil perceber quais são as posições mais vulneráveis para este complexo, saber quando é adequado fazer força e carregar um pouco mais de peso por exemplo, por isso existem os profissionais de exercício físico que o(a) ajudam a manter a integridade do ombro através de uma avaliação e prescrição rigorosa.

Não faça apostas de risco com o seu corpo, porque muitas vezes as consequências são para o resto da vida.

Continuação de bons treinos!