Evolve Fitness Concept

BENEFÍCIOS DO TREINO DE GLÚTEOS

Os glúteos são constituídos por 3 músculos, o pequeno glúteo (mais pequeno e mais profundo), o médio glúteo (com formato triangular e parcialmente coberto pelo grande glúteo) e o grande glúteo (mais volumoso e superficial). 

Um glúteo fortalecido e trabalhado, exerce tanto um papel importante para o desempenho desportivo, como na execução de saltos, na prevenção de lesões e de dores lombares. (De & de Assis, n.d.).

-Os glúteos, em conjunto com os abdominais, os músculos para-vertebrais, diafragma e o assoalho pélvico formam o complexo lombo-pelve-quadril (CORE) ou segundo Joseph Pilates, “power house” (ou centro de força), responsável por manter a estabilidade dinâmica e estática.(De & de Assis, n.d.)

- Segundo, (Aurélio et al., n.d.) , exercícios de fortalecimento do glúteo máximo devem ser incluídos para pacientes que apresentam dor e testes clínicos positivos para disfunção sacroilíaca.

- (Marques, 2015), mostrou que, para o tratamento da incontinência urinária de esforço (IUE), os exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico acrescidos do fortalecimento de músculos como os adutores de quadril, os glúteos máximos e glúteos médios apresentam melhor resultado ao longo do tratamento para a redução da perda urinária do que apenas o fortalecimento perineal.

- Para tratamento da lombalgia, segundo (Cristina De Jesus & Daniel, 2011), São indicados principalmente exercícios de fortalecimento abdominal, alongamento da musculatura lombar e da musculatura da coxa, e, além disso, exercícios que fortaleçam e aumentem a resistência dos músculos do core.

Desta forma, para prevenir este tipo de lesões/patologias e ter um glúteo fortalecido e resistente existem diversos exercícios que podem e devem ser incluídos nos programas de treino para qualquer tipo de atleta, de qualquer faixa etária e de qualquer sexo.

Procure um plano de treino adaptado às suas características individuais, e às suas necessidades, estamos disponíveis para esclarecer todas as suas dúvidas e ajudá-lo a cumprir os seus objetivos.

Obrigada

Bons Treinos

Carolina Coelho