Evolve Fitness Concept

PAPEL FUNDAMENTAL DA ATIVIDADE FÍSICA

Nos dias que correm a atividade física tem um papel fundamental para a sociedade, pois estamos perante uma tremenda precariedade ao nível do exercício físico.

A atividade física diária tem um papel importante para um estilo de vida ativo de cada um. Nos adultos este estilo de vida mais ativo ajuda na prevenção e combate de algumas doenças crónico-degenerativas assim como reduzir a mortalidade cardiovascular. Já a atividade física nas crianças e adolescentes ajuda a convalescer o seu perfil lipídico e metabólico na prevenção da obesidade. Quanto mais ativo na adolescência, mais ativo na idade adulta.

Guedes et al. (2012), considera a atividade física como um procedimento focado no indivíduo por se movimentar em partes ou como um todo. O mesmo autor considera que a atividade física é construída através de vários fatores que se interligam entre eles, dos quais estão incluídos: a intensidade, a duração e a repetição de cada movimento corporal; por outro lado o mesmo autor indica que a atividade física abrange diferentes parâmetros: a aptidão relacionada com o desempenho desportivo e a sua relação com a saúde. Lazzoli et al. (1998), define atividade física como todos os movimentos corporais provocados pelos vários músculos esqueléticos que originam um consumo energético.

Franchi (2005), nomeia os benefícios da atividade física para a saúde como a promoção das capacidades funcionais nas diferentes idades. Este entende por capacidades funcionais como “o desempenho para a realização das atividades do quotidiano ou atividades da vida diária”, classificando as atividades do dia-a-dia em dois parâmetros. As atividades instrumentais da vida diária englobam: cozinhar, limpar a casa, fazer compras etc,; as atividades da vida diárias englobam elementos básicos como: tomar banho, vestir-se, levantar-se/deitar-se, que por outras palavras são as tarefas de cuidados pessoais.

Para ter um estilo de vida mais ativa não hesite em contactar um dos nosso Personal Trainers !

João Pedro Matos