Evolve Fitness Concept

IMPORTÂNCIA DO MAGNÉSIO

O Magnésio é um mineral essencial para o desenvolvimento saudável do ser humano. dentro do nosso corpo o magnésio encontra-se cerca de 65% nos ossos, 25% nos músculos e 10% por outras células e líquidos corporais. Como o magnésio é um mineral essencial, ou seja, o nosso corpo não é capaz de produzir ao contrário de outros minerais, tem de ser consumido através da alimentação e/ou de suplementação.

 

Funções do Magnésio

Todo o nosso corpo necessita do magnésio especialmente o coração, os músculos e os rins para o seu funcionamento correto. O magnésio ajuda na formação dos dentes e dos ossos e participa nos processos de produção de energia. Este mineral essencial também tem a capacidade de relaxar os músculos e de regular a transmissão de impulsos nervosos, muito importante para a contração muscular do dia a dia e no exercício físico.

 

Sintomas de carência de magnésio

Os principais sintomas da carência deste mineral são: fraqueza muscular, espasmos, arritmia cardíaca, aumento do batimento cardíaco, enfraquecimento ósseo, imunossupressão, dores de cabeça e pressão arterial alta.

 

Fontes de Magnésio

O magnésio está presente em vários legumes como por exemplo: espinafres, feijão verde, couve galega, nabo, aipo. Também podemos encontrar em oleaginosas como sementes de abóbora, de girassol, gergelim e linhaça. Estas são algumas das opções a nível alimentar onde podemos encontrar o magnésio, temos também a opção em suplementação que poderá ser receitada pelo meu médico.

 

Alexandre Ichim