Evolve Fitness Concept

O TREINO DE FORÇA NA 3ª IDADE

A força é definida como a capacidade de exercer uma oposição contra uma resistência, é uma capacidade física fundamental para a manutenção de uma ótima função motriz, e consequentemente para uma boa qualidade de vida. Muitos estudos confirmam a diminuição desta capacidade consoante a idade.

A partir dos 50 anos, há uma perda progressiva de força e potência muscular (3/4 % por ano) em parte devido a uma perda de fibras musculares por influências hormonais.

Como tal, com um treino específico de força, permite um aumento da massa muscular e a transmissão de impulsos torna-se mais efetiva.

A Personal Trainers dá-lhe a conhecer alguns benefícios que se pode adquirir com um trabalho adequado de força com idosos:

·         Fortalecimento do sistema músculo-esquelético;

·         Aumento de força, resistência, tónus muscular;

·         Prevenção de osteoporose;

·         Prevenção de infeções e dores musculares e articulares;

·         Prevenção de aparição de artroses.

Para produzir os efeitos de adaptação devem-se realizar sessões no mínimo 2x por semana, e no máximo 5x por semana, sendo o mais recomendável 3x por semana.

Em resumo, manter os níveis básicos de força ajudarão o idoso a movimentar-se com maior independência nas suas atividades de vida diária, e em consequência, obter uma melhor qualidade de vida.

 

Diogo Lopes