Evolve Fitness Concept

COSTAS MAIS FORTES E SAUDÁVEIS

Para muitas pessoas as Pull Ups (elevações de braço) são um enorme desafio no mundo do fitness, mas em contrapartida os benefícios retirados deste exercício compensam o esforço.

As Pull Ups fazem parte dos exercícios calisténicos (peso corporal) e são sem dúvida, dos melhores que se pode realizar no que diz respeito ao desenvolvimento de força e estética dos membros superiores. Sendo um exercício composto, recruta vários grupos musculares em simultâneo, incluindo dorsal, romboides, braços, antebraços entre outros.

Partindo da posição suspensa numa barra, com uma ligeira flexão dos cotovelos, puxamos na direção da barra de forma a que esta chegue perto do pescoço ou peito para pessoas mais avançadas, depois devemos controlar a descida do corpo até voltarmos posição inicial. Assim dito parece fácil…

 

É recomendado para todas as faixas etárias, salvo exceções patológicas específicas. Infelizmente devido ao seu grau de exigência, na maioria das vezes acaba por ser negligênciado. A solução passa por desenvolver uma correta técnica de execução, com as devidas progressões até desenvolver uma base de força adequada para elevar o próprio corpo.

Algumas progressões passam por executar o movimento numa barra mais perto do chão, trabalhar na fase excêntrica, trabalhar na fase isométrica, trabalhar remada no TRX, ou até executar o movimento com a ajuda de bandas elásticas.

Incluir este exercício no seu plano de treino deveria ser obrigatório, não só por questões de estética mas também porque traz vários benefícios como, ganhos de massa muscular , fortalecimento e resistência muscular, melhora a postura da coluna, maior estabilização do core, maior capacidade de controlar o próprio corpo, transferência de força funcional para as tarefas e actividades do dia a dia.

 

CONCLUSÃO

As Pull Ups são um dos exercícios de membros superiores mais eficazes que podemos adicionar ao nosso treino, ajudando a aumentar a força, melhorar a postura, acabar com as dores de costas e ainda melhorar a aparência física.

Este desafiante exercício de peso corporal fortalece vários grupos musculares e pode ser simplificado ou dificultado, dependendo das necessidades de cada um.

Por isso, quer seja um iniciante ou um profissional, não se esqueça de adicionar este exercício ao seu plano de treino.

Para melhor obtenção dos resultados de forma segura, procure a orientação de um profissional em exercício físico, pois este irá respeitar as necessidades e individualidades de cada pessoa.

 

Viviano Rocha