Evolve Fitness Concept

Excesso de peso e retenção de líquidos

A retenção de líquidos é uma acumulação de líquido dentro e fora das células, principalmente nas células de gordura, originando um aumento de volume e consequentemente, do peso podendo chegar entre 2 a 3 quilos.

No entanto, não é honesto justificar o excesso de peso com a retenção de líquidos. Se o peso está acima do recomendável é porque há excesso de massa gorda. Ao excesso de peso, está normalmente associada uma maior retenção de líquidos.

As mulheres, ao apresentarem uma maior gordura corporal sentem mais vezes esta sensação de inchaço, nomeadamente na zona dos olhos, mãos, tornozelos e pés. Por outro lado, a questão hormonal das mulheres também influencia este aspeto.

Um défice na produção de progesterona (hormona drenante responsável pelo 2º ciclo menstrual) contribui para a retenção. Na altura da menstruação, quando o corpo precisa de mais água, é natural a retenção mas esta deve ocorrer de forma controlada. Por isso, na pré-menopausa, quando há um maior desequilíbrio hormonal e predominância dos estrogénios em relação à progesterona, este processo acontece de forma mais frequente.

Alguns métodos contraceptivos, como a pílula, ao diminuírem a produção de algumas hormonas (nomeadamente a progesterona) também podem ser responsáveis por esta situação. Para além disso, outras questões de saúde como alterações na tiróide e estar sujeito(a) a tratamentos com fármacos ricos em cortisona também poderão agravar a retenção de líquidos.

A alimentação também potencia esta situação. Por isso, comidas com excesso de sal, comidas processadas e ricas em açúcar devem ser evitadas.

Uma alimentação e estilo de vida saudáveis com a prática de atividade física regular, para além de contribuírem para a manutenção do peso e gordura corporal adequados, irão consequentemente ajudar a reduzir a eliminação de líquidos em excesso.