Evolve Fitness Concept

“E JÁ PERDI 5KG NUM MÊS!!” A SÉRIO??? 5KG DE QUÊ?

Quantas e quantas pessoas, que nos procuram, relatam experiências semelhantes, e mal sucedidas, com outras tentativas, para perder peso, nas quais obtiveram resultados rápidos, mas que não conseguiram manter por serem estratégias demasiado restritivas e não sustentáveis a longo prazo?...

Quantas e quantas destas mesmas pessoas, não conseguem desligar-se desta necessidade de resultados ultra-rápidos a qualquer custo?...

Quantas e quantas destas pessoas não entram numa espiral negativa de frustração e desmotivação, não se valorizando a si próprias e comprometendo as possibilidades de sucesso de uma estratégia sustentável, cuja aprendizagem se traduz em mudanças comportamentais que permitem a manutenção dos resultados alcançados para o resto da vida?...

“E já perdi 5Kg num mês!”

Sabem de quê? De água, de músculo, de saúde, e pouco, muito pouco ou mesmo nenhum, de gordura!

Um brilhante resultado à custa de fome, alterações de humor, perda de concentração, numa palavra, SOFRIMENTO!!

Está provado e mais do que provado que as estratégias, que prometem estes resultados, não são sustentáveis, não são saudáveis e podem ser, desnecessariamente, dispendiosas.

O nosso corpo está programado para abrandar o seu metabolismo e ganhar peso à medida que envelhecemos! Envelhecer não é uma palavra agradável e aquilo que representa, menos agradável é. Mas faz parte da vida, é um facto com o qual temos que viver.

Ao mesmo tempo, o nosso corpo precisa de tempo para ler e interpretar estímulos, e de, ainda mais tempo, para responder e se adaptar a esses mesmos estímulos. Este é um dos motivos pelos quais as estratégias relâmpago não funcionam, porque não dão, ao corpo, tempo! Tempo para que interiorize uma nova realidade, tempo para que se adapte, tempo para que se reconheça e aceite nessa nova realidade.

TEMPO!!! Aquilo que ninguém parece disposto a dar...

Mas está provado que a única forma saudável e sustentável de perder peso e manter o peso perdido é com estratégias realistas cuja progressão acontece num ritmo lento ao longo do tempo.

Em suma, sempre que uma “dieta” faz promessas que parecem boas demais para ser verdade, com resultados extraordinários em curtos períodos de tempo, sem quaisquer sacrifícios, é mesmo bom demais para ser verdade!

Para resultados sustentáveis pensem numa estratégia de longo prazo, que vos ensina e dá as ferramentas para desenvolverem uma relação saudável com a alimentação, que vos permite comer com equilíbrio e moderação, não excluindo os vossos alimentos favoritos, que tem em conta os aspetos emocionais e sociais que fazem parte de todos os seres humanos. Chama-se reeducação alimentar, e é uma metodologia flexível, porque as cedências e compromissos são necessários para tudo na vida.

 

Carlos Pinto