Evolve Fitness Concept

Exercício e o cancro

Exercício e o Cancro

Um estudo realizado pelo Fundo Mundial da Investigação do Cancro (WCRF) e o Instituto Americano para a Investigação do Cancro (AICR), torna bastante claro que os melhores conselhos para a prevenção do cancro seguem as recomendações de uma dieta equilibrada, exercício físico e controlo do peso corporal. Visto que o controlo destes fatores está associado com um menor risco de desenvolver a maioria dos tipos de cancro.

É importante que as pessoas tenham presentes os seguintes números:

- 1/3 das mortes por cancro é atribuído a hábitos alimentares errados e à inatividade física.

- 75 a 80% da maior parte dos cancros estão associados a estilos de vida sedentários.

- 40% dos cancros podem ser evitados com mudanças do estilo de vida.

- 30% dos cancros estão direta ou indiretamente relacionados com a nutrição.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro afirma que, atualmente não existe qualquer dúvida de que o excesso de gordura corporal, consumir muitas calorias e a falta de exercício físico estão associados a um risco aumentado de desenvolver muitos tipos de cancro, incluindo o cancro do esófago, colo-rectal, mama, útero e rim.

O exercício físico não só tem um papel importante para a prevenção do cancro como também pode ajudar quem está a receber tratamento e sobreviventes, para melhorar a qualidade de vida e capacidade funcional, devido ao grande desgaste físico e mental sofrido durante as sessões de tratamento.

Para iniciar o exercício deve falar com um personal trainer qualificado juntamente com o seu médico para um acompanhamento de qualidade e segurança nos exercícios a realizar.

Texto de Alice Relógio